quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Os Personagens Principais e Os Vilões do Homem Aranha



Um grande herói precisa de grandes vilões para combater. E, nos quadrinhos, apenas o Batman tem uma galeria de inimigos no mesmo nível do Homem-Aranha. Os dois personagens disputam cabeça a cabeça quem tem a melhor galeria de vilões.





Filha mais nova de Philip Watson e Madeline Watson, Mary Jane é atriz, modelo e dançarina. A moça moderna, de personalidade forte, e de aparência absolutamente estonteante, desperta a atração em Peter Parker. Ela pareceu pela primeira vez no The Amazing Spider-Man #42 após o fim do romance do herói com Betty Brant. Eventualmente ela se casa com Parker e tem dois filhos.











Benjamin e May Parker moram no Queens, na cidade de Nova York. Irmão mais velho de Richard Parker, pai de Peter, ele e sua esposa, May, assumiram a tutela do pequeno Peter, quando seus pais faleceram num misterioso acidente de avião. Anos mais tarde, Tio Ben foi assassinado pelas mãos de um criminoso comum, que Peter havia se recusado a prender logo após um assalto.







Gwen Stacy, a mais bonita da universidade, é uma jovem imatura e bastante confusa com seus sentimentos para com relação ao jovem Peter Parker. Ela foi a primeira namorada de Peter e apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man #31 (Dezembro de 1965). Foi morta pelo Duende Verde em The Amazing Spider-Man #121 (junho de 1973).












J. Jonah Jamenson é o editor ranzinza do Clarim Diário, para o qual Peter Parker trabalha como fotógrafo. Está sempre criticando Parker e acusando o herói. Eventualmente o personagem se torna prefeito de Nova York.
Já viram como ele inferniza a vida do Herói sendo Diretor do Jornal, imagine como Prefeito?!












Criada por Marv Wolfman e Keith Pollar, Gata Negra é o alter-ego da personagem de HQ Felícia Hardy. Seu nome vem de sua principal atividade: Gatuna!, ou seja, ladra, especialmente de jóias. A garota chegou a namorar o Homem-Aranha por algum tempo, mas ela curtia mesmo o herói e não o Peter Parker.














Duende Verde, alter ego psicótico de Norman Osborn, é um dos principais inimigos do Homem-Aranha. Ele é a manifestação da insanidade gerada pela indução de substâncias químicas no cientista Norman Osborn, dono da Oscorp. Nenhum vilão fez tanto para arruinar o Escalador de Paredes, sempre aterrorizando os amigos e amores de Peter Parker.








Harry Osborn é um personagem dúbio, às vezes é melhor amigo de Peter Parker e outra vezes um de seus maiores inimigos. Seu alter-ego é o Duende Verde, continuando o legado de seu falecido pai, Norman Osborn. Criado por Stan Lee e Steve Ditko, apareceu primeiramente em The Amazing Spider-Man #31, (dezembro de 1965), quando Peter Parker ingressou na Universidade. Harry chegou a ser o companheiro de quarto de Peter, quando este deixou a casa da Tia May.




O Duende Macabro é o nome de vários personagens do Universo Marvel. Vilão de histórias em quadrinhos pertencente ao universo do Homem-Aranha, muito parecido com Duende Verde. Integrou o Sexteto Sinistro após o suicídio de Kraven. Seu alter-ego é o designer de moda chamado Roderick Kingsley que, acidentalmente, descobriu o arsenal secreto do Duende Verde






O Doutor Octopus, alter ego do Dr. Otto Gunther Octavius, é um dos primeiros super-vilões da revista do aracnídeo (estreou em The Amazing Spider-Man #3). Já formado e físico nuclear de renome, o jovem cientista desenvolveu um aparelho composto de tentáculos hidráulicos para tornar mais segura a manipulação de isótopos radiativos. Só que ele sofreu um acidente que uniu os 4 tentáculos mecânicos ao seu seu corpo, dando-lhe a habilidade de controlá-los com o pensamento e ao mesmo tempo deturpando sua mente, fato que o transformou no Dr. Octopus











Eddie Brock é o Venom original. Ele era um jornalista fracassado, que, nas horas vagas, dedicava-se intensamente à musculação. Um dia, um simbionte alienígena aproveitou um momento de fraqueza enquanto Eddie rezava em uma capela e se fundiu a ele. Assim, tornou-se o psicótico Venom. Por anos, perseguiu o herói, quase matando-o em algumas oportunidades. Por fim, acabou abandonado pelo simbionte, devido ao câncer que desenvolveu.











O nome verdadeiro de Kraven, o Caçador é Sergei Kravinoff. Ele apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man #15 (agosto de 1964). É meio-irmão do Camaleão. Antes de se tornar o Caçador, Sergei era membro de uma família abastada na antiga Rússia Czarista. O Caçador estava sempre preparado para um desafio, por isso, quando o Camaleão o convidou para caçar o Homem-Aranha, Kraven aceitou.

Para saber mais Sobre um HQ de Kraven, clique aqui









Exceto pelo ladrão que matou o tio Ben, o Camaleão é o inimigo mais antigo de Peter Parker, aparecendo na primeira edição de The Amazing Spider Man, de março de 1963. Criado por Stan Lee e Steve Ditko, é parente de Kraven, o caçador, com quem morou na Rússia antes de se mudar para os EUA. Ele é um mestre dos disfarces que usando várias identidades tenta roubar planos militares para fabricação de mísseis.









William Baker entrou para o mundo do crime muito cedo usando o nome de Flint Marko. Antes um criminoso comum, ele acabou sendo preso e enviado a uma colônia penal na Polinésia Francesa. Quando conseguiu escapar da prisão fugiu para uma ilha próxima, presenciou um teste de arma nuclear e a radiação em contato com a areia da praia lhe concedeu o poder de se transformar em uma grande massa de areia que pode assumir qualquer forma, ele é o Homem-Areia.



A primeira aparição de Rino foi em The Amazing Spider-Man #41 (Outubro 1966). Aleksei Mikhailovich Sytsevich é um imigrante pobre da Rússia que se envolve com o mundo do crime para trazer sua família para a América. Sua grande força atraiu a atenção de agentes russos ligados ao Projeto do Super Soldado Soviético. Um dos testes envolvia cobri-lo com um traje feito de um tecido artificial semelhante à pele de um rinoceronte, mas com o tempo esse tecido se fundiu com sua pele e ele ficou conhecido como Rino.





O jovem Cletus Kassady é um psicopata que justifica seus atos com uma absurda filosofia de que o universo é essencialmente caótico e que lei e ordem são perversões. Na prisão, seu companheiro de cela era Eddie Brock, hospedeiro de uma entidade alienígena simbionte, que, juntos, formavam a criatura Venom. Quando a criatura se uniu a Cletus, deu vida a Carníficina, que não compartilha nem mesmo do deturpado senso de honra deVenon




Wilson Fisk é um dos chefões do crime mais temidos e poderosos do Universo Marvel. O personagem é um grande adversário do Demolidor, do Justiceiro e do Homem-Aranha. Segundo a lista dos "100 maiores vilões dos quadrinhos de todos os tempos” do site IGN, o Rei do Crime está na décima posição. Ele controla de tudo, desde extorsão de políticos à trafíco de seres-humanos. O cara é mau.







Criado por Stan Lee e John Romita., sua primeira aventura ocorreu na revista The Amazing Spider-Man vol. 1 #46 (Março de 1967). Erman Schultz nasceu na cidade de Nova York. Ele foi um estudante secundarista com grande talento para invenções e engenharia. Apesar dessas capacidades, ele enveredou para o mundo do crime, até que foi preso. Na cadeia ele construiu um par de luvas emissoras de energia vibratória e sons de alta frequência. Com essas armas, Schultz fugiu da cadeia e se tornou o super-vilão conhecido por Shocker.









Gargan era um investigador particular contratado por J. Jonah Jameson para seguir Peter Parker e descobrir como tirava as fotos do Homem-Aranha. Até que ele se submeteu a um tratamento com um material genético de um escorpião, o que lhe concedeu força e agilidade semelhantes às do aracnídeo. Para completar, Gargan passou a usar uma roupa especial com uma cauda mentalmente controlada, com um ferrão energético embutido. Sua caça pelo Homem-Aranha apenas se intensificou depois de sua mutação. Se tornando assim o ESCORPIÃO









Criado por Stan Lee e Steve Dikto, Mystério teve sua primeira aparição na revista The Amazing Spider-Man #13. Quentin Beck era um dublê que logo se interessou pela área de efeitos especiais, tornando-se um dos maiores especialistas. Quando perdeu seu emprego no cinema, ele se voltou para o crime. Ele possui um grande repertório de ilusões e efeitos especiais, é hipnotizador e prestidigitador.






Morbius foi cotado para ser um dos vilões de O Espetacular Homem-Aranha, graças à parceria com O Lagarto. A partir desta sexta-feira. é um vampiro que o herói aracnídeo enfrentou em poucas ocasiões. Sua primeira aparição foi em The Amazing Spider-Man # 101, na história conhecida como "Saga dos seis braços". Morbius deixou de aparecer quando o Homem-Aranha o enfrentou em The Amazing Spider-man 210 e um acidente transformou o vilão em humano outra vez. Em uma das versões para sua origem, ele teria virado vampiro em decorrência de um plano da vilã Shriek.







O Dr. Curt Connors perdeu seu braço em um ferimento de guerra, mas isso criou nele uma obsessão por recuperá-lo. Sabendo que os répteis tinham essa habilidade de regenerar membros, Connors passou anos pesquisando um procedimento que adaptasse o feito aos humanos. Mas quando testou em si mesmo, terminou se transformando em um monstro réptil que passou a aterrorizar os pântanos da Flórida, onde vivia. Pior que isso, quando transmutado, Connors desenvolveu uma segunda personalidade maligna que pretende estabelecer a supremacia dos répteis à Terra.
Embora Connors seja um amigo e aliado do Homem-Aranha, quando se transforma em sua contraparte, se torna um inimigo sanguinolento e perigoso.
O Lagarto surgiu em The Amazing Spider-Man 06, de 1963.



Max Dillon era um eletricista que, ao ser atingido por um raio durante um serviço, acabou sendo dotado do poder de controlar e gerar energia elétrica. Electro é um criminoso extremamente poderoso e perigoso, quase derrotando o Homem-Aranha em seu primeiro encontro, mas lhe falta direcionamento (e talvez um pouco de inteligência), pois com seus poderes poderia ser muito mais.

Também é membro do Sexteto Sinistro. Surgiu em The Amazing Spider-Man 09, de 1964






O inventor sexagenário Adrian Toomes criou uma fabulosa máquina que, por meio de um campo eletromagnético, permite ao usuário flutuar. Adicionando asas, a pessoa pode voar livremente. Inicialmente, o velhinho queria usar seu invento para ganhar fama e fortuna, mas ao perceber que fora passado para trás pelo sócio de sua empresa, Toomes decide se dedicar ao crime. No processo, descobre que o campo magnético não apenas lhe permite voar, mas lhe dá força sobre-humana tornando-se assim o Abutre! Sua carreira criminosa é atrapalhada pelo Homem-Aranha e a rivalidade dos dois segue uma metáfora muito interessante, com a juventude de Peter Parker contra a velhice de Adrian Toomes. Com o passar do tempo, o Abutre também se tornou cada vez mais maligno e violento e é um oponente respeitável do Homem-Aranha, que tem dificuldades de vencê-lo todas às vezes. Toomes também é membro do Sexteto Sinistro e matou Nathan Lubenski, o namorado da Tia May, que era seu amigo de juventude. Surgiu em The Amazing Spider-Man #02, de 1963, e foi o primeiro vilão do Aranha a voltar, reaparecendo já na edição #07!

Todosos outros vilões aqui apresentados combateram o Homem-Aranha uma dezenas de vezes ao longo dos anos. Mas estar sempre de volta não é um pré-requisito obrigatório para ser marcante ou terrível. O Devorador de Pecados apareceu apenas duas vezes, mas marcou lugar na história do personagem não somente por si mesmo, mas pelo drama em que estava envolvido. O criminoso assassinou brutamente a capitã de polícia Jean DeWolff, que era amiga do Aranha (e secretamente apaixonada por ele), mas se revelou como um assassino serial que fez outras vítimas. Não apenas impiedoso, o criminoso também tinha superforça e deu uma surra no Homem-Aranha e no Demolidor. Foi preciso unir os esforços dos dois heróis para detê-lo e descobrirem que o vilão era, na verdade, o tenente Stanley Carter, responsável pela investigação da morte de DeWolff e amante dela. Enfurecido, o Homem-Aranha agrediu Carter violentamente e o prendeu. Porém, o herói teve que arcar com as consequências de seus atos quando, meses depois, reencontrou Carter – em liberdade condicional (porque seu problema era psiquiátrico) – e descobriu que o deixou praticamente aleijado por causa da surra: mancando, gaguejando e surdo de um ouvido. Isso abalou o herói profundamente. Infelizmente, Carter não conseguiu manter o equilíbrio mental e voltou a agir como o Devorador de Pecados, sendo morto pela polícia.  Surgiu em The Amazing Spider-Man #107, de 1985, dentro do arco A Morte de Jean DeWolff, e sua saga se encerrou em The Amazing Spider-Man #136, de 1988.



Com a morte do Duende Verde, o Chacal se tornou o principal vilão do Homem-Aranha em meados dos anos 1970. Um criminoso que agia nas sombras e manipulou vários outros vilões contra o Homem-Aranha, como o Justiceiro, Cabeça de Martelo e Tarântula. Mas o principal ato dele foi a criação dos clones do Homem-Aranha e de Gwen Stacy (leia o artigo clicando aqui), que trariam grandes consequências anos depois na muito criticada Saga do Clone dos anos 1990. No final, o herói descobriu que o Chacal era na verdade o professor Miles Warren, que lhe ministrou aulas na faculdade e era secretamente apaixonado (obcecado) por Gwen Stacy. Tendo descoberto a identidade secreta de Peter Parker, Warren foi um inimigo perigoso, mas morreu vítima de sua própria armadilha. Contudo, seu legado permaneceu por muitos anos, inclusive, com o vilão Carniça, que foi revelado como um clone mal-gerado do próprio Warren. O Chacal surgiu em The Amazing Spider-Man #129, de 1974, e sua morte se deu na edição #149.




O Tarântula era um mercenário de origem latina que agia para quem lhe pagasse o melhor preço. Combateu o Homem-Aranha diversas vezes ao longo dos anos 1970, mas morreu em combate.

Surgiu em The Amazing Spider-Man #134, de 1974 e faleceu na edição #236, de 1982.











O filho de J.J. Jameson, John Jameson, era um astronauta famoso, mas em uma de suas missões na Lua, trouxe à Terra uma misteriosa pedra que passou a usar como um colar. Com o tempo, a pedra o levou a se transformar em um tipo de lobisomen. Mas quando a pedra foi tirada dele, voltou ao normal. John Jameson apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man #01, de 1963, mas só se transformou em Homem-Lobo (Man-Wolf) na edição #124, de 1973.








Tudo bem, Frank Castle não é um vilão. O Justiceiro é um dos maiores anti-heróis dos quadrinhos. Mas surgiu como um coadjuvante em uma história do Homem-Aranha. Apareceu outras vezes e se tornou mais ou menos recorrente até que, na onda dos heróis violentos dos anos 1980, no início da chamada Era Sombria dos Quadrinhos, se tornar um dos personagens de maior sucesso da Marvel. O cara tem apelo, pois já estrelou três filmes para o cinema.
Surgiu em The Amazing Spider-Man #129, de 1974.












E temos também é claro, o nosso amado Peter Parker.
Bem, não vou falar dele, se quiserem saber mais, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário