sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

04 - Thor: O Renascer dos Deuses - Coleção Oficial de Graphic Novels (Marvel)


Para ser bem sincero, eu nunca fui muito fã do Thor, mas de acordo com algumas pesquisas que eu fiz pela internet, eu percebi que ele foi um dos personagens mais ricos dos quadrinhos da Marvel. Teve seus momentos bons e ruins, como qualquer personagem, e agiram com o sucesso de bilheteria de seus filmes nos cinemas, o público pode conhecer melhor o Deus do Trovão nas HQs. As Histórias não são novas, mas o gancho para publicá-las deve ser comemorado. Uma delas foi lançada em formato de luxo, O Renascer dos Deuses e é uma compilação de histórias já publicadas no título mensal Os Novos Vingadores, em 2008.
A Panini elevou a importância do personagem, seguindo uma diretriz da editora americana de aumentar seu prestígio e visibilidade. E Colocou bons lançamentos para vender mais. Até mesmo a revista mensal de Homem de Ferro mudou de nome para abrigar também o herói asgardiano, transformando-se em Homem de Ferro & Thor. É difícil estipular se esse holofote causado por causa do de um filme realmente atrai mais leitores, mas neste caso, os antigos fãs saíram ganhando.
Na Coleção Marvel Deluxe, com a capa dura e papel especial, a Panini colocou nas livrarias Thor: O Renascer dos Deuses, uma das histórias mais elogiadas e trouxe ordem de uma trama coerente num universo que parecia sem ruma. O Escritor J. Michael Straczynski (nome complicado de falar) deu um novo rumo às histórias que vinham sofrendo com as sagas ruins do passado, desinteresse do público e pior, as velhas pontas soltas causadas por uma cronologia complexa. Autor experiente e profundo conhecedor das entranhas da Marvel, tornou tudo muito simples, usando a mitologia nórdica de maneira que qualquer leigo possa entender.
O resultados é uma histórias bem contada que pode servir de entrada para novos fãs saídos das salas de cinema. Na trama, Thor é resgatado por seu "alter-ego" mortal Dr. Donald Blake após o Ragnarok, onde todos os deuses asgardianos morreram (sim, eles morreram em uma edição que saiu - Nas primeiras páginas desse HQ explica um pouco do Ragnarok). Eles trazem de volta os heróis imortais de Asgard, a cidade mítica que agora sobrevoa um pequeno condado em Oklahoma. Straczynski conduz suas histórias através de pequenas cenas cotidianas, que exploram o fato de um ser mágico conviver entre humanos caipiras. Os vizinhos superpoderosos, com seus casacos de pele, couro e armaduras chegam até a participar de uma reunião de moradores.
Há referencias também a Gurra Civil, saga onde os super-heróis ficaram divididos sobre uma lei de registro de super-seres. Não há referência a isso no livro para contextualizar o leitor, mas os diálogos entre Thor e o Homem de ferrão dão pistas do ocorrido, quando Tony Stark clona o corpo morto do asgardiano e lança contra seus antigos companheiros (contar mais estragaria a leitura).
A conversa é tensa, seguida de uma batalha, e deixa ainda mais explícito o talento de autor em prender a atenção do leitor.
JMS não é infalível, mas quando acerta.... JMS entrega bons diálogos e busca humanizar o herói através da persona de Blake e do contato com os cidadãos da pequena cidade e tragédias humanas reais como o furacão Katrina. Thor: O Renascer dos Deuses não tem muita ação, o que me decepcionou muito, pois a história só começa a ficar interessante quando está chegando no final.
A Arte de Olivier Coipel ajuda pra caramba, e ficou muito bem nesse formato da Salvat. JMS também mostrou um Thor mais poderos do que os autores da Marvel costumam mostrar.


Aqui vai um pouquinho das imagens do HQ






Obs: Escolhi as imagens pela internet, escanear dá muito trabalho.. rsrsrs


Nome do Livro: Thor - O Renascer dos Deuses
N° da Coleção: 52
N° Lançamento (Brasil): 4



Nenhum comentário:

Postar um comentário